segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dia 9 - 14 fev 2010



IQUIQUE / SAN PEDRO DE ATACAMA

Hoje sai com destino a San Pedro de Atacama, tomei uma outra rota que vai pelo interior e não voltei pelo litoral, queria conhecer outros locais. A distância programada era de mais ou menos uns 500k, enchi o tanque na saída dei uma olhada no mapa e como haviam várias localidades no meio do caminho fiquei meio tranquilo em relação ao combustível, passei por um posto e só havia andado 100k, não me preocupei passei batido deveriam ter outros mais a frente. O caminho é só deserto, até me arrependi um pouco de não ter voltado pelo litoral, por lá a distância percorrida seria a metade, uns 250k, além do  visual diferente. Bom os km se passavam e nada de um outro posto, quando cheguei no controle de alfandega e parei para inspeção já havia rodado 280k, perguntei sobre o próximo posto e fui informado que ficava a cerca de 70k para frente, eu deveria passar pelo entroncamento que leva a San Pedro e desviar mais uns 35k até uma localidade chamada Maria Helena, aí bateu a preocupação 280 + 70 davam 350k o meu tanque tem 18 litros, mais uns 2 de reserva, e contando que a moto estaria fazendo de 19 a 20k/l daria no osso para chegar no local, não tive outra opção diminui a velocidade de cruzeiro para economizar combustível e toquei em frente. Consegui chegar no posto com exatos 344k rodados, e nem entrei na reserva, abasteci e deu 17 litros, fiquei super feliz e aliviado. Peguei o caminho de volta, tinha que retornar os 35k que desviei, e voltar para estrada que levava a San Pedro, depois de um tempo andando achei estranho que não encontrava o entroncamento, quando percebi já havia rodado 75k, ou seja, entrei para o lado errado da estrada, tive que voltar até Maria Helena, e abastecer de novo, pois no total já dava 150k rodados, o cara do posto ficou sem entender, deve ter me achado maluco, ponho combustível saio para dar uma voltinha pelo deserto e volto para abastecer. Bom até que enfim reencontrei o caminho e fiz uma viagem tranquila até o final, só que no total em vez de rodar os 500k programados, andei mais de 700k e o pior o tempo todo pelo deserto, foi um dia desafiante para mim e para a moto, mas ambos nos saímos muito bem.

RECOMPENSA NO FINAL

Chegando a San Pedro tudo foi recompensado o lugar é maravilhoso, hoje não vou fazer muita coisa estou muito cansado vou jantar no hotel mesmo que alias é super diferente bem rústico mais muito legal e confortável depois vou dormir, a partir de amanhã começo a explorar melhor o local e a mandar mais notícias.

3 comentários:

  1. Que sufoco, cara, fico imaginando teu desespero e tensão. Já passei por situações parecidas, tem momento que dá vontade de colocar a moto em ponto-morto prá economizar combustível. Foi mais uma das extraordinárias experiencias que estás passando e desafios enfrentados.
    Gostei da solução Mcgiver. Motociclista não cria, inventa.
    Abraço, boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Amilcar,

    Essa da gasolina foi demais. Só de pensar em ter uma pane seca no meio do deserto, cara, dá um frio na espinha de arrepiar.

    Voce está indo bem pra caramba.
    Estou muito contente.
    Continuo acompanhando.
    Quando voce chega em SP?
    Vamos fazer uma grande festa, nao?

    Abraço.

    Dudu

    ResponderExcluir